Para aprender a criar um formulário e todas as funcionalidades disponíveis, siga o passo a passo abaixo:
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Acesse o Puzzle Operations;
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Clique em Pesquisas, em seguida clique em Formulários;
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Clique no botão vermelho no canto superior direito escrito Criar nova.
Cadastrando um formulário: tela inicial
A primeira parte do cadastro de formulários vai definir as configurações dele, todos os campos são de preenchimento obrigatório, conheça todas as informações:
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Nome: informe o nome do formulário, recomendamos que esteja relacionado com o tipo de pesquisa, exemplo "Abastecimento + nome da marca" para formulários personalizados, ou "Abastecimento com foto" para formulários genéricos;
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Tema Do Formulário: essa é a configuração mais importante, pois vai dizer sobre qual tema serão as perguntas dele, ou seja, cada pergunta do formulário vai ser repetida sobre cada item do tema. Os itens sobre os quais serão respondidas as perguntas você irá configurar no agendamento, mas lembre-se de construir o formulário pensando que cada questão se repetirá para cada item selecionado. Você pode fazer formulários sobre os seguintes temas:
- Categorias: cada questão do formulário será sobre as categorias dos produtos.
- Linhas de Produto: cada questão do formulário será sobre as linhas de produtos.
- Marcas: cada questão do formulário será sobre a marca. Geralmente utilizado em questões de abastecimento.
- Outros: Quando o formulário não tem a ver com nenhuma das outras opções, ele é usado para questões não relacionadas a nenhuma marca, exemplo, formulário sobre o PDV.
- Produtos: cada questão do formulário será sobre os SKUS, geralmente utilizado para coleta de informações sobre os produtos como ruptura, validade, preço.
- Super Categorias: cada questão do formulário será sobre as Super categorias dos produtos.
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Botão Necessita de Check-in: quando esse botão esta ligado significa que para que o colaborador responda essa pesquisa é necessário primeiro dar check-in no PDV;
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Botão Necessita estar no raio: quando esse botão esta ligado significa que para que o colaborador responda essa pesquisa é necessário estar dentro do raio de 250 metros do PDV, ou seja, se o colaborador não estiver no PDV, ele não poderá responder a pesquisa. Essa configuração te dará mais credibilidade com os seus clientes pois a resposta precisa ser dada no PDV;
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Botão Mostrar no Reportar: quando esse botão esta ligado significa que esse formulário pode ser reportado/respondido por um supervisor ou líder que esteja em campo através dessa funcionalidade, saiba mais sobre ela aqui.
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Botão Ativo: por padrão sempre está ligado, para inativar o formulário basta desligar ele.
Após concluir as configurações clique em salvar para seguir criando o formulário.
Cadastrando um formulário: segunda tela
Ao salvar o formulário novas configurações aparecem, a primeira é sobre o modelo de Dado:
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Informe o modelo de Dado que esse formulário vai ser responsável, ela serve para que nos Dashboards, sejam contabilizadas os dados respondidos nesse formulário. Você pode escolher entre essas opções:
- Ruptura;
- Abastecimento;
- Validade;
Agora, vamos ver as funcionalidades disponíveis nessa tela:
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Resultado por página: Para ter mais resultados na pagina, você pode alterar clicando em cima do valor que aparece ao lado do botão de exportar, por padrão, sempre virão 10 resultados, mas você pode alterar para 25, 50 ou todos;
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Pesquisar: você verá que pode realizar o filtro pelo nome da questão neste campo, basta digitar as palavras chaves e a busca é feita;
Temos também uma tabela que vai mostrar as informações das questões criadas:
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Ordem: ordem em que as questões aparecem no formulário;
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Nome: informa o nome da questão;
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Tipo: informa qual tipo de questão ela é;
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Uma vez: quando ícone estiver azul, significa que essa questão aparecerá apenas uma vez na pesquisa, independente de quantos itens tenha a tarefa, esse campo não está relacionado com o tema do formulário, quando o ícone esta cinza significa que essa questão não segue essa configuração;
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Relatório de Fotos: quando ícone estiver azul, significa que essa questão aparecerá no relatório de fotos, caso o icone estiver cinza significa que essa questão não vai aparecer no relatório de fotos.
Temos dois botões no final da tela a esquerda:
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Salvar: para salvar as informações alteradas no formulário é preciso clicar nesse botão;
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Visualizar questionário: serve para testar a funcionalidade do formulário, ao clicar nele, você visualiza as questões e poderá testar elas.
Por último, temos o botão de adicionar nova questão, toda vez que quiser adicionar uma questão clique nele. O botão fica localizado no canto superior esquerdo, abaixo dos botões de configurações, ele é vermelho e esta escrito +Adicionar Questão.
Adicionando questões no formulário
Você pode adicionar a quantidade de questões que quiser, uma por vez sempre, para adicionar uma questão clique no botão vermelho + Adicionar Questão, ao clicar um pop-up vai abrir na tela com as configurações da questão, veja a seguir o que deve ser preenchido:
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Nome: esse é o nome que aparece nos relatórios dessa questão, mas não aparece no app para o colaborador que estiver respondendo a pesquisa, tem um número máximo de caracteres.
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Descrição: esse é o nome que aparece para o colaborador no app, aqui você é livre para criar, pode escrever textos sem nenhum limite de caractere.
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Imagem: caso essa questão preciso de uma imagem toda vez que ela for respondida, como por exemplo foto de um planograma ou layout.
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Tipo de Questão: esse é o campo que define qual entrada de dados essa questão vai permitir, você pode selecionar entre essas opções:
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Informativa:
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- Texto Informativo: aqui você não terá nenhuma entrada de dados, geralmente usado para passar as instruções da tarefa.
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Entrada de dados:
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- Texto: será permitido uma resposta através de texto;
- Número Inteiro: só será permitido respostas com números inteiros;
- Valor: só será permitido respostas com números com vírgula, que indiquem um valor;
- Data: abrirá um calendário onde será permitida a inserção de uma data de acordo com o corte.
- Data e Hora: abrirá um calendário onde será permitida a inserção de uma data de acordo com o corte e também uma hora.
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Seleção de dados: quando um dos campos abaixo é selecionado, novas opções aparecem para serem configuras, conforme mostra a figura abaixo:
- Para adicionar uma nova opção clique no botão de +Adicionar Opção, ao clicar irá aparecer dois novos campos:
- Descrição: descreva a opção desejada.
- Modelo de dados: caso seja uma questão que deve aparecer em algum Dashboard, você deve indicar o que ele representa: SIM ou NÃO, caso ela não seja um dado para algum Dashboard a escolha não influenciará em nada, mas mesmo assim é de preenchimento obrigatório.
- Para adicionar uma nova opção clique no botão de +Adicionar Opção, ao clicar irá aparecer dois novos campos:
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- Seleção Múltipla: permite que dentre as opções ofertadas, seja selecionada mais de uma opção.
- Seleção Única: permite que dentre as opções ofertadas, seja selecionada apenas uma opção.
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Visuais:
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- Foto: quando a questão for do tipo foto a câmera do app abrirá e a resposta será uma foto, é possível tirar diversas fotos, não é permitido enviar fotos da galeria, apenas através da câmera do app, garantindo que a foto esta sendo tirada naquele momento.
- Vídeo: quando a questão for do tipo Vídeo a câmera do app abrirá e a resposta será um vídeo. Não é permitido enviar vídeos da galeria, apenas através da câmera do app, garantindo que o vídeo esta sendo gravado naquele momento.
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Modelo de Dado (BI): aqui você deve informar que tipo de dado essa questão esta fornecendo, baseado nesse dado, as respostas dessa questão serão enviadas para o Dashboard correspondente, você pode selecionar entre essas opções:
- -- Deixar em branco: use quando ela não estiver indicando nenhuma das demais opções;
- Indicação de Ruptura;
- Data de Validade;
- Valor do SKU;
- Quantidade do SKU;
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Botão Apenas 1x na pesquisa: quando esse botão for ligado significa que essa questão aparecerá apenas uma vez na pesquisa, independente de quantos itens tenha a tarefa, esse campo não está relacionado com o tema do formulário, só ligue esse botão caso queira que essa questão apareça uma vez na pesquisa. Quando o esse botão estiver ligado, uma nova opção irão aparecer em tela como mostrado abaixo. Nele você deve selecionar em qual local essa questão ficará, no inicio ou no final do formulário.
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Botão obrigatória: quando esse botão estiver ligado significa que o colaborador que estiver respondendo essa tarefa, não poderá enviar os dados sem responder essa questão;
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Botão Visível no relatório de Fotos: quando este botão estiver ligado, essa questão vai estar aparecendo no relatório de fotos, quando a questão for do tipo Foto, ele vem automaticamente ligado;
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Válida Mínimo: dependendo do tipo de questão ele é um campo obrigatório, pois é ele quem vai validar a quantidade de informações coletadas, saiba em quais campos o preenchimento é obrigatório:
- Texto: valida a quantidade mínima de caracteres que o texto deve possuir, caso não tenha um mínimo, coloque 0;
- Numero inteiro: valida o número mínimo permitido. Exemplo: valida mínimo 5: o primeiro número permitido a ser inserido é 5;
- Valor: valida o valor mínimo. Exemplo, quando a questão se refere a um preço, o mínimo aceito sobre esses produtos é 10, então não será permitido valores abaixo de 10.
- Data: valida a data mínima, por padrão a data mínima é sempre 15 dias atrás da data atual, então só será permitidas datas 15 dias pra trás;
- Foto: válida o número mínimo de fotos permitido, caso não tenha um mínimo pode deixar 0.
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Válida Máximo: dependendo do tipo de questão ele é um campo obrigatório, pois é ele quem vai validar a quantidade de informações coletadas, saiba em quais campos o preenchimento é obrigatório:
- Texto: valida a quantidade máxima de caracteres que o texto deve possuir;
- Numero inteiro: valida o número máximo permitido. Exemplo: valida máximo 50: o último número permitido a ser inserido é 50;
- Valor: valida o valor máximo. Exemplo, quando a questão se refere a um preço, o máximo aceito sobre esses produtos é 100, então não será permitido valores acima de 100.
- Data: valida a data máxima, muito utilizado para definir o corte da data de validade, permitindo apenas que seja enviado datas dentro do período solicitado;
- Foto: válida o número máximo de fotos permitido.
OBSERVAÇÃO: demais campos de pesquisa além dos 4 citados acima, o valida máximo e o valida mínimo não influenciam.
Quando finalizar de configurar a questão clique em salvar. Você será direcionado para a tela anterior, onde poderá visualizar como está ficando o formulário e seguir adicionando novas questões.
Recomendamos que vá adicionando a questão na ordem que deseja que ela seja respondida, mas caso não faça dessa forma, depois é possível alterar a ordem das questões.
Configurando as questões do formulário.
Depois que você já criou todas as questões desejadas, é possível realizar algumas configurações nelas, como as dependências, alteração da ordem. Também é possível editar as questões ou inativar elas.
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Ícone de lápis: serve para editar a questão, cuidado na hora dessa edição, caso você altere o tipo dela, as respostas anteriores a alteração serão perdidas.
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Ícone de Dependência: esse ícone serve para que seja adicionada uma dependência na questão, ou seja, essa questão só aparecerá para ser respondida se algum outro fator de outra questão acontecer. Para criar uma dependência para alguma questão, alguma questão de seleção única deve ter no formulário, pois apenas questões de seleção única podem ser dependências. Siga as instruções para adicionar uma dependência:
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Clique no botão de dependência ao lado da questão que deseja adicionar a dependência;
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Um pop-up vai abrir para você configurar a dependência, clique no botão verde de +Adicionar Dependência, sempre que quiser adicionar uma nova dependência na questão selecione ele. É possível adicionar mais de uma dependência na mesma questão, mas cuidado, respeite a ordem em que elas aparecem no formulário.
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Ao clicar novos campos aparecerão comece selecionando sobre qual questão ela depende no campo Depende de Questão, só aparecerão as opções de questões que forem de escolha única;
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Ao selecionar a questão desejada ao lado irá aparecer as opções disponíveis naquela questão onde você deve configurar o que acontece de acordo com a resposta, você pode Ocultar ou Exibir a questão.
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Quando configurar cada campo da questão, clique em salvar.
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Ícone de Inativar: serve para inativar uma questão, as respostas dessa questão ficam salvas e aparecem no relatório até a data que a questão foi inativada, após isso, não aparece mais a questão e na hora de responder o formulário também não irá aparecer a questão para ser respondida;
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Ordem da questão: utilize as setas para cima ou para baixo para alterar a ordem da pergunta no formulário;
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Número ao lado do nome da questão: esse número identifica a quantidade de opções que a dependência daquela questão possui, caso não tenha nenhum numero ao lado do nome, significa que a questão não possui dependências.
Depois de finalizar todas as configurações desejadas, clique em salvar e seu formulário estará criado.
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