Também podemos cadastrar colaboradores um a um. Para cadastra-los dessa forma é importante seguirmos o passo a passo e enviar todas as informações, assim será garantido o correto funcionamento do sistema. Para realizar o cadastro siga as seguintes instruções:
1. Acesse o Puzzle Planning.
2. Clique em RH, em seguida em Colaboradores.
3. Clique no botão de + de Novo Colaborador.
4. Primeira tela de Dados do Colaborador.
Aqui vamos cadastrar algumas informações básicas sobre o colaborador, são elas:
- Nome: O nome é um campo obrigatório, não pode ser repetido no mesmo ambiente;
- E-mail: O campo é obrigatório, não pode ser usado o mesmo e-mail para mais de um usuário;
- Telefone: campo opcional, mas é importante sabermos o telefone do colaborador para podermos contata-lo;
- Data de nascimento: Esse é um campo obrigatório, informe uma data válida, pois é a partir dela que é informado o aniversário do colaborador em alguns locais do sistema;
- Foto: essa foto do colaborador irá aparecer no seu perfil ao abrir o app e também é a foto utilizada no crachá automatizado, saiba mais sobre essa funcionalidade na sessão de RH;
- Contatos de Emergência: O contato de emergência é importante, pois caso aconteça algo com o colaborador precisamos ter outro meio de contata-lo. Também é um campo obrigatório;
- Senha e Confirmação de Senha: Recomendamos que você tenha um padrão de senha que possa ser enviada ao colaborador e que o mesmo sempre lembrará mas também seja segura, exemplo: primeiros 5 dígitos do CPF, não esqueça de confirmar a senha, elas precisam coincidir;
- Dispositivo móvel/Liberar acesso a outro dispositivo: Esse campo não deve ser preenchido, quando o usuário fizer login pelo telefone esse campo é preenchido com o identificador do aparelho. Caso seja feita uma tentativa de login com esse usuário em outro aparelho que tenha um identificador diferente, o sistema não permitirá que ele acesse do novo dispositivo. Para liberar o acesso em outro dispositivo você deve ligar o botão de liberar acesso e salvar. No primeiro cadastro não é necessária essa configuração;
- Perfil de Acesso: Você deve informar um perfil de acesso para o usuário, você pode saber mais sobre em Grupos de Pessoas. É através do perfil que delimitamos o que será acessado pelo usuário.
- Supervisor: Todo usuário precisa de um superior, sem supervisor não será possível salvar. É importante termos o supervisor correto, muitas buscas e relatórios específicos dependem deste dado, além de ser através desse campo onde você poderá montar a hierarquia da sua operação.
05. Va para a aba Endereço no menu a esquerda.
É muito importante criar um cadastro completo e todas as informações de endereço ajudam o georreferenciamento correto. Esse cadastro é fundamental para uma boa roteirização depois.
Preencha todas as informações abaixo:
- Estado: Selecione um estado na lista, você pode pesquisar o nome dele;
- Cidade: Você pode pesquisar o nome da cidade que você busca;
- Bairro: Informe o Bairro;
- Cep: Informe o CEP;
- Número: Informe o número do endereço
- Complemento: Caso o endereço possua um complemento, informe aqui;
- Deslocamento: Informe o tipo de deslocamento do colaborador. Você pode escolher entre os veículos previamente cadastrados, saiba mais sobre esse cadastro aqui. É importante informar o veículo correto para que o KM e o tempo de deslocamento seja calculado de acordo com o meio de transporte do colaborador.
06. Por fim escreva o endereço completo, com número e cidade, espere encontrar o resultado correto e clique nele.
Ao clicar no endereço desejado, a tela do mapa será atualizada e o georreferenciamento estará feito, você pode conferir se está correto clicando no mapa e utilizando os comandos dele.
07. Na tela do mapa, você pode usar os comandos do Google Maps para encontrar o endereço correto e confirmar o local.
08. Va para a aba Documentos no menu lateral esquerdo.
Aqui você vai informar todos os números dos documentos do colaborador:
- CPF: O CPF é um número de 11 dígitos, cada colaborador terá um, ele é um campo único, é impossível ter mais de um cadastro com o mesmo CPF, inclusive de colaboradores inativos ou que estejam no banco de talentos, o sistema não permitirá esse cadastro. O CPF é um campo obrigatório, não é permitido cadastrar um colaborador sem CPF;
- CNH: Informe o número da CNH caso seu colaborador for utilizar moto ou carro para se deslocar;
- Matrícula: A matricula é o número identificador do empregado no eSocial que mostra o vínculo trabalhista com a empresa. Geralmente quem fornece esse número é a contabilidade. A matrícula do colaborador é utilizada para a importação de holerites em lote para o sistema. Então é muito importante preencher corretamente. Caso você ainda não tenha a matricula do colaborador no momento do cadastro, deixe o campo em branco e preencha quando a tiver;
- RG: Informe o número do RG;
- Expedição do RG: Informe a expedição do RG;
- UF do RG: Informe o estado de emissão do RG;
- PIS: Quando a pessoa trabalha em um emprego formal pela primeira vez, é gerado o Programa de Integração Social, o PIS. O número é composto de 11 dígitos e todos os trabalhadores que atuam no setor privado têm esse registro. Portanto, ele é um número único para cada pessoa. Informe o PIS corretamente;
- CTPS: Informe o número da CTPS;
- CTPS Série/UF: Informe a série e estado de emissão da CTPS;
Informações bancárias:
- Número do Banco: Informe o numero do banco;
- Tipo de Conta: Informe o tipo de conta, você pode selecionar a desejada entre as opções: Poupança, Corrente, Conjunta.
- Número da Agência: Informe o número da agencia do banco;
- Número da Conta: Informe o número da conta;
- Chave Pix: Informe uma chave PIX.
09. Va para a aba Outros dados no menu lateral esquerdo.
Aqui você vai completar o cadastro do colaborador, nem todas as informações são obrigatórias, mas são importantes para o cadastro completo:
- Pai: Informe o nome do pai;
- Mãe: Informe o nome da mãe, obrigatório pois é necessário no cadastro E-Social;
- Nacionalidade: Informe a nacionalidade do colaborador;
- Naturalidade: Informe a naturalidade, ou seja, a cidade de nascimento do colaborador;
- Escolaridade: Informe a escolaridade, você pode escolher entre essas opções: Fundamental, Médio incompleto, Médio completo, Superior incompleto, Superior em andamento, Superior completo, Pós-Graduado ou Outro;
- Gênero: Informe o gênero do colaborador entre essas 4 opções disponíveis: Masculino, Feminino, Outro ou Prefiro não informar;
- Estado Civil: Informe o estado civil do colaborador. Você pode escolher entre essas opções: Casado(a), Solteiro(a), Divorciado(a), Viúvo(a)
- Cônjuge: Informe o nome do ou da Cônjuge do colaborador.
- Etnicidade: informe a etnicidade do colaborador, esse dado será importante em análises demográficas nos Dashboars de RH.
10. Estamos quase finalizando as informações da primeira parte, vamos lá: Vá para a aba permissões no menu lateral esquerdo.
Aqui é muito importante entender o significado de cada botão. Pois temos algumas informações bastante relevantes para o correto funcionamento do puzzle:
- Botão "Administrador do Sistema": Esse botão libera edição de todas as funcionalidades dos sistemas, ele sobrescreve as permissões do perfil e libera todas as funcionalidade, tanto pra edição quanto para visualização;
- Botão Permitir Alterações Extras Até: Esse botão serve para que o o colaborador ao logar no sistema seja solicitada uma alteração de cadastro, exemplo, ele não enviou algum documento ou ficou faltando alguma informação. Ao abrir o sistema, no período selecionado para permitir as edições, irá abrir sempre na atualização do cadastro;
- Regiões: Informe uma ou mais regiões. É sempre importante informar a região de todos os colaboradores, assim a roteirização é feita de forma mais fácil e rápida, a região irá delimitar quais PDVs posso colocar no roteiro do colaborador, só irão aparecer os PDVs que tiverem a mesma região em seu cadastro.
- Departamentos: você pode informar de qual departamento da empresa esse colaborador faz parte, essa funcionalidade serve para definir os tramites de protocolos, caso não queira utilizar não é um campo obrigatório.
11. A próxima aba a ser preenchida é a de admissão do colaborador, esse dado é obrigatório ser preenchido para o correto funcionamento do sistema.
As admissões são importantes ser preenchidas para que você consiga baixar os documentos necessários para o credenciamento do colaborador e também usar todas as funcionalidade do RH, não deixe de preencher esses dados.
Siga o passo a passo para saber como fazer:
- Ao iniciar o cadastro de admissão do colaborador, você verá que já existe uma pré-criada, você deve preencher com todas as informações listadas. Cuidado para não abrir mais de uma admissão para o mesmo colaborador.
- Data de Admissão: Comece informando a data de admissão do colaborador;
- Empresa: Entre as empresas cadastradas, informe a empresa que esse colaborador irá ser registrado.
- Botão indireto: ligue esse botão quando esse colaborador for um contratado da sua empresa que não é CLT ou PJ, um freelancer, esse botão afeta diretamente o relatório de P&L de roteiro.
- Oriundo de: informe nesse campo se essa admissão veio de uma nova vaga ou de substituição de um colaborador, você deve usar esse campo para poder usar corretamente todo o modulo de RH, incluindo o Dashboard de Turnover.
- Cargo: Informe o cargo. Ao selecionar o cargo o salário é automaticamente preenchido. Para saber como cadastrar um Cargo veja aqui.
- CH/Sem: Informe a Carga Horaria Semanal.
- Salário: Automaticamente preenchido ao informar o cargo, só é permitido editar se o cargo permite essa alteração.
- Caso essa seja uma admissão feita no modelo PJ (pessoa jurídica), informe os dados da empresa do colaborador. Informando esses dados, você já consegue puxar o contrato pronto para assinatura. Caso não seja uma admissão PJ deixar os campos em branco. Dados da empresa; CNPJ, Nome da Empresa, Endereço da Empresa;
- Botão Vale Transporte: apenas ligue o botão se o colaborador precisar de Vale transporte, ao ligar o botão, você verá que abaixo dos dias de trabalho o campo de Valor de VT irá aparecer, preencha esse cambo com o valor por dia que esse colaborador gasta em passagens para realizar o roteiro, caso o botão esteja desligado, esses campos não irão aparecer;
- Quantidade de VT: apenas informe a quantidade de vale transporte caso o botão esteja ligado.
- Insalubridade: Informe se o colaborador precisa receber insalubridade. Você pode escolher entre essas opções: Não, 10%, 20%, 30%; 40%;
- Periculosidade: Informe se o colaborador precisa receber periculosidade. Você pode escolher entre essas opções: Não, 10%, 20%, 30%; 40%;
- Experiência 1 e 2: Informe o vencimento da primeira e segunda experiência. Essa data é importante pois será enviada uma notificação ao time de RH 10 dias antes do vencimento da primeira e 10 dias antes da segunda experiência.
- Dia de Trabalho: Informe os dias de trabalho do colaborador durante a semana ativando o botão correspondente de cada dia;
- Horários: Informe os horários do colaborador durante a semana e o horário de sábado, assim como o intervalo;
- Extras: No campo extras, você pode escrever livremente o que for necessário;
- Contratos: Caso o colaborador já tenha assinado o contrato, você pode anexar ele aqui.
Ao lado da data de admissão temos uma lixeira, caso você queira excluir a admissão você pode clicar nesse botão, porém ao fazer isso, esse colaborador será inativado do Puzzle, consulte o artigo sobre Demissão de Colaborador.
12. Penúltimo item dessa parte do cadastro de colaborador: Va para a aba inventário no menu lateral esquerdo.
Aqui, você irá adicionar itens que o colaborador possa ter ganho, baseado no itens de inventario colocados previamente no cadastros de inventário, que você pode saber mais aqui.
É importante cadastrar um inventário pois assim é feito um controle de todo material disponibilizado para o colaborador. Para começar adicionando um inventário siga o passo a passo:
- Clique no botão de +Inventário: Abrirá uma linha para preenchimento das informações do inventário.
- Sempre que quiser adicionar um item novo clique nesse botão.
- Caso não queira adicionar nenhum item, você pode pular para a próxima aba.
13. Adicionando um item.
Para adicionar um item siga as seguintes instruções:
- Selecione o item desejado entre as opções previamente cadastradas;
- Informe a quantidade entregue daquele item ao colaborador;
- Informe o valor mensal daquele item;
- Caso você tenha alguma observação para fazer sobre o material, informe aqui;
- Caso queira remover algum item do inventário do colaborador, basta clicar na lixeira vermelha, ao lado das observações.
- Validade: Alguns itens tem validade, como os EPIs, caso seja um item desse tipo, informe a validade dele aqui.
14. Ultimo item dessa parte do cadastro de colaborador: Va para a aba de Credenciamento.
Nessa aba é possível fazer o registro dos credenciamentos realizados para esse colaborador. Conforme será mostrado no artigo sobre as Redes, é possível configurar o credenciamento de cada rede através do Puzzle, inclusive com o prazo.
Para começar adicionando um registro de credenciamento siga o passo a passo:
- Clique no botão de +Credenciamento: Abrirá uma linha para preenchimento das informações do credenciamento realizado.
- Sempre que quiser adicionar um novo credenciamento, clique nesse botão.
- Caso não queira adicionar nenhum item, você pode apenas finalizar o cadastro clicando em salvar.
15. Adicionando um credenciamento.
Para adicionar um credenciamento siga as seguintes instruções:
- Selecione a rede desejada entre as opções previamente cadastradas;
- Informe a data que o credenciamento foi realizado ou aprovado pela rede;
- A validade do credenciamento em meses irá aparecer para todas aquelas redes que tiverem a informação da validade previamente cadastrada conforme explicado no artigo sobre redes.
- Caso queira remover algum credenciamento, basta clicar na lixeira vermelha, ao lado das observações.
16. Após concluir, clique em salvar e aguarde.
Caso o cadastro tenha sido salvo e finalizado você será direcionado para o cadastro salvo do colaborador.
Caso não tenha sido salvo, o sistema irá informar o erro a ser corrigido.
- Dependentes.
- Arquivos
- Custos
1. Menu de Dependentes.
Caso você queira adicionar um dependente, clique no botão azul "+Dependente".
Toda vez que você quiser adicionar um novo dependente é só clicar ali.
As informações necessárias para cadastrar um dependente são:
- Nome: Informe o nome completo do dependente;
- CPF: Informe o CPF do dependente;
- Data de Nascimento: Informe a data de nascimento do dependente;
- Grau de Parentesco: Informe o grau de parentesco do dependente. Exemplo: Filho;
- Botão Depende IR: Ligue o botão caso o dependente também depende no imposto de renda.
- Botão Salário Família: Salário-família é o benefício pago pela Previdência Social brasileira aos trabalhadores com salário mensal na faixa de baixa renda, para auxiliar no sustento de filhos de até 14 anos de idade. O segurado recebe uma quota por filho e por emprego e ambos os pais recebem;
- Anexo de Certidão de Nascimento: Envie a certidão de nascimento para comprovação do grau de parentesco;
- Anexo de Carteira de Vacinação: Para dependentes de até 7 anos o envio da carteira de vacinação é obrigatório para ter o direito de receber o salario família;
- Anexo de comprovante de matrícula: Para dependentes acima de 7 anos o envio do comprovante de matrícula é obrigatório para ter o direito de receber o salario família.
Caso queira excluir o dependente, você pode clicar na lixeira vermelha.
Caso esse colaborador não possua dependentes, é só não adicionar e passar pro próximo menu.
Cada empresa terá sua lista de documentos obrigatórios para anexar. Os documentos a serem anexados podem ser cadastrados aqui (link com o cadastro de tipos de arquivos).
O botão de gerar documentos só irá permitir a geração de documentos após a admissão do colaborador. Quando o colaborador estiver admitido, você poderá gerar qualquer um dos Templates de Documentos previamente cadastrados, clicando no nome do documento que você deseja gerar e em seguida ele será baixado no seu navegador.
Siga o passo a passo com o exemplo de como anexar um arquivo:
-
Clique em um dos documentos que está faltando enviar. Você será direcionado para a tela de envio.
3. Tela de envio de documentos do colaborador.
Você precisará enviar alguns dados, além do anexo, são eles:
- Titulo: Escreva o nome do arquivo, recomendamos um nome padrão a todos os documentos do mesmo tipo;
- Chave Pública: Só preencha esse campo caso você queira tornar esse documento público;
- Tipo de Arquivo: Aqui o campo vem pré-selecionado com o arquivo selecionado anteriormente por você. Mas caso queira mudar, você também pode, a listagem será de acordo com os documentos cadastrados.
- Colaborador: Informe o colaborador que você esta anexando o documento. Vem pré-selecionado o colaborador que você esta editando;
- Botão Ativo: Informe se o documento deve estar ativo ou não;
- Status: Informe o status do documento. Você pode selecionar uma das opções: Em análise, Aprovado, Aguardando Assinatura, Reprovado, Aguardando Envio;
- Validade: Informe a validade do documento. Para documentos que não tenham uma validade, recomendamos que seja inserido um período longo.
- Escolher arquivo: Você será direcionado para o seu explorador de arquivos e pode selecionar o documento.
Ao finalizar clique em Salvar.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.