Fazer a gestão de uma operação de trade Marketing compartilhada ou multimarcas é um grande desafio, o Puzzle traz diversas soluções para fazer todas as peças desse grande quebra-cabeças se encaixar. Uma dessas soluções é a otimização de marcas no roteiro.
Porque otimizar as marcas? Otimizar as marcas fará com que a sua operação tenha maior produtividade, também trará economia para ela, pois com a real otimização das marcas, você poderá usar 100% do seu time de forma precisa e estratégica. Otimizar as marcas no roteiro também faz parte do conjunto de ações que o farão ter transparência com seu cliente, ele saberá o dia do atendimento da sua marca, gerando credibilidade e poderá acompanhar as visitas através do Puzzle Partner.
A otimização das marcas esta diretamente ligada com as tarefas agendadas para a marca no PDV, o colaborador destinado só receberá as tarefas das marcas que estiverem no roteiro dele daquele dia, ou seja, mesmo que uma tarefa esteja agendada para aquele dia, ele só receberá se ela também estiver no roteiro daquele dia. Caso o colaborador não tenha nenhuma marca naquele dia do roteiro, ele não receberá nenhuma tarefa que esteja vinculada a uma marca.
As marcas podem ser otimizadas tanto no roteiro fixo quanto no roteiro agendado, ao longo da montagem do roteiro fixo recomendamos que realize as devidas otimizações.
Mas qual a lógica de otimizar as marcas? Vamos usar um exemplo prático do dia a dia de uma operação de Trade Marketing: Tenho 3 marcas para fazer o PDV 1, a marca X contratou 5 visitas por semana, a marca Y contratou 3 visitas por semana e a marca Z contratou 1 visita por semana. Dentro desse cenário o PDV 1 deve ficar em roteiro 5x por semana, correto? Porém, nem todas as marcas que contrataram os serviços de trade são 5x, então como o promotor recebe informação? Como mantemos esse controle do dia correto do atendimento? Como realizamos o correto agendamento dessa tarefa? Enfim, todas essas perguntas podem ser respondidas com uma solução: realizando a otimização das marcas no roteiro. Saiba como com um passo a passo:
-
Vá até o roteiro desejado utilizando qualquer um dos caminhos apresentados aqui. Você pode acessar o roteiro agendado ou o fixo, o comando são os mesmos, a diferença é que no roteiro fixo você deixará salvo e poderá organizar toda a quinzena e no roteiro agendado você organiza apenas o dia escolhido.
-
Selecione o dia desejado para a edição.
-
Ao entrar no dia escolhido, note que ao lado de cada nome de indústria existe uma pequena lixeira, clicando nessa lixeira você pode remover a marca daquele dia do roteiro.
-
Abaixo do nome da indústria você pode visualizar algumas informações referente aquele contrato, são elas:
-
- Nome da Industria: é baseado no cadastro de indústria, se ela tiver um apelido, é ele que vai aparecer aqui;
- Serviço: informa o serviço que esse contrato representa;
- Frequência e carga horaria: a primeira informação é a frequência, em seguida a carga horária contratada por atendimento e entre parênteses a carga horaria estimada também por atendimento.
- Dias e Frequência: informa em quais dias da semana aquele PDV esta no roteiro seguido da quantidade de vezes, exemplo: se estiver "Segunda x1" significa que o PDV está apenas em um dos dias da semana 1 ou 2. Se estiver "Segunda x2" significa que o PDV esta naquele dia da semana 1 e da semana 2.
Utilize essas informações para decidir em quais dias da semana cada marca deve ficar, segue algumas dicas de como tomar essa decisão:
-
- Caso a marca possua uma frequência de até 3 atendimentos, procure não deixar em dias seguidos, procure usar segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado.
- Caso a marca possua uma frequência de 1 ou 2 atendimentos alterne os dias, não deixe segunda e terça por exemplo, mas deixe segunda e quarta ou segunda e quinta por exemplo.
- Sempre que otimizar um dia da semana 1, já busque otimizar o mesmo dia da semana 2, assim você evita possíveis erros.
- Note que quando não tiver uma marca no roteiro naquele dia, ela ficará com um sublinhado vermelho em cima das informações do contrato e as letras também ficam vermelhas.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.